Homo fodiens

O que nos difere dos outros animais não é a nossa inteligência. Há, na natureza, mais provas de inteligência e engenhosidade do que nossa vaidade gosta de admitir. A inteligência não é apenas uma titulação ou o quanto somos capazes de filosofar, mas algo que surge com a evolução e a adaptabilidade. Nossa inteligência é, em boa parte, obra do acaso. A diferença é que nós aprendemos a deixar isso bonito no currículo.

Também não é nossa capacidade de amar. Por mais que gostemos de nos sentir especiais, amor e compaixão — assim como medo, raiva e outros sentimentos e emoções considerados menos nobres — estão presentes no reino animal e são componentes importantes da preservação das espécies. Nosso comportamento social também não é novidade. As formigas da sua cozinha também são extremamente sociais, mesmo sem fotos no instagram.

O que nos difere — praticamente nos expulsa — do reino animal é que, mesmo com um telencéfalo altamente desenvolvido, mesmo com um fantástico polegar opositor, somos a única espécie capaz de foder com tudo de forma absolutamente magistral.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

(Spamcheck Enabled)